Com certeza liderança é uma responsabilidade que muitos não queriam ter. Porém liderança é algo que o mundo precisa em vários sectores. Por exemplo, um país precisa de um presidente ou rei, uma casa precisa de um chefe de família, uma igreja precisa de um sumo sacerdote ou para o nosso tempo, um pastor. Mas aí é que nasce o maior problema que pode até destruir o país, casa ou a igreja local.
Ser um líder requer ter o que nós conhecemos como discernimento. Isso mesmo: discernimento!
Vamos falar um pouco de Salomão e aliás, não tem como nós falarmos de liderança e discernimento sem usar o exemplo de um que é considerado uns dos mais sábios líderes que o mundo já teve. Acerca de Salomão a Bíblia diz "...era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. E era ele ainda mais sábio do que todos os homens..." (1 Reis 4:30,31).
Repare a que sabedoria de Salomão era a maior sabedoria em sua época e também a Bíblia declara que não houve alguêm mais sábio antes dele e depois dele, o que significa que Salomão foi o homem mais sábios que o mundo teve até hoje, com excessão de Jesus Cristo. Mas a sabedoria de Salomão não era uma sabedoria segundo o mundo, ao contrário, era uma sabedoria que vinha do alto e esta sabedoria resume-se em discernimento entre o bem e o mal (leia 1 Reis 3:8-12), que vem do temor à Deus.
Na realidade, provéribios que foi um dos livros escritos por Salomão diz o senguinte num dos seus versos: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência" (Provérbios 9:10). Isto significa que discernimento só teremos quando tememos à Deus e não de uma outra forma. Então quando um lider não teme à Deus, não podemos esperar muita coisa boa desde homem pois está sem discernimento pelo que não sabe discernir entre o bem e o mal por essa razão vemos líderes liberando leis que são contra a criação e vida natural humana e por consequência, ofencivas ao trono de Deus (tome o casamento gay como exemplo além de existirem muitos outros).
Ao contrário do que muitos pensam, o temor à Deus nada tem haver com ter medo e sim com ter uma relação com Deus, ouvir Sua voz atravéz da sagrada escritura e ter uma vida de oração. Temer à Deus, é executar a Sua vontade em qualquer situação, revelar o Seu carácter ao mundo, dar-Lhe glória no que fazemos (leia Apocalípse 14:7 e I Coríntios 10:31) e guardar os Seus mandamentos (confirme em Eclesiástes 12:13 e Êxodo 20:1-17).
Hoje em dia, existe uma crise de liderança porque os líderes não temem à Deus e até mesmo os líderes espirituais não estão fora desta lista. Decisões na igreja são tomadas sem consultar à Deus, membros eliminados do livro da igreja sem nenhum fundamento claro encontrado nas escrituras, e existem até proíbições da pregação de evangelho feito por líderes de igreja em certos lugares. Isto faz lembrar de Atos capítulo 4 e também o capítulo 5 onde os discípulos de Cristo são proibídos de pregar o evangelho da salvação, por líderes sem discernimento.
Na realidade, isto só nos leva à uma conclusão: nossa liderança atravessa uma crise de discernimento ou seja, não existe entre os tais o temor de Deus. Talvez ja nã estão lendo suas bíblias e o espírito de profecia, ou estão ignorando o que lêem.
Você é um líder? pergunto em qualquer sentido! Tenho um conselho pra você:
"...se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte" (Tiago 1:5,6)
1 comments:
Click here for comments🙏
ConversionConversion EmoticonEmoticon