Suas dúvidas



Pergunta: Amados quando li o livro de Jonas me deu a impressão de que ele tinha medo de pregar em Nínive, será minha ideia correta?



Resposta: Jonas como qualquer profeta estava sujeito a erros e seu carácter estava sendo educado na escola de Jesus. Imagine Moisés: a bíblia diz que ñ houve profeta como ele (Dt 34:10) no entanto ele não entrou na Canaã e segundo os escritos por causa de seu pecado na rocha. Moisés foi educado por Deus também para que pudesse ter o carácter de Jesus- o carácter que devemos adquirir se quisermos ir para o céu. 

Jonas negou ir para Nínive por causa do seu ego-centrismo quanto a salvação para todo mundo. O povo de Nínive era um povo bastante idólatra e ao mesmo tempo homicida. Alguns têm a ideia de que Jonas ñ queria ir até lá por medo. Porém essa ñ é a verdadeira causa se entendermos o capítulo 4 do seu livro pois ele ñ queria pregar para um povo que na época até já havia massacrado alguns Israelitas. No entanto em conclusão, gostaria de lhe dizer que Jonas ñ queria ir para Nínive porque não sentia o desejo de pregar para homicidas e idólatras e no novo testamento esses são chamados de gentios (o qual também houve problemas com os apóstolos em pregar para os tais e em especial com Pedro). Deus mostrou a Jonas que a mensagem de salvação é tanto para Hebreus e Gentios pois Jesus morreu para que "todo que nEle crer ñ pereça mas tenha vida eterna" (João 3:16)

Obs: espero ter ajudado com a resposta. Aconselho ainda assim, estudar mais sobre o assunto lendo todo livro de Jonas (em especial o capítulo 4) para entender o contexto.




Pergunta: Irmão, tenho ouvido em vários lugares que quando alguém morre vai para o céu se tem boas obras e para o inferno se for ao contrário. Será que isto é mesmo verdade? será que a Bíblia prova que nossa alva vai mesmo no céu?



Reposta: Deus formou o Homem do pó da terra e soprou nele o fôlego de vida e o homem passou a ser "alma vivente" (leiam Gênesis 2:7). Como a Bíblia bem descreve em Gênesis 2:7, nós (homens) não temos uma alma dentro de nós mas somos almas viventes; Logo, quando o Homem morre não existe nenhuma alma que vai pro céu ou pro inferno pois o próprio homem (que já morreu no caso) é uma alma. O que se procede na morte é simples: O pó volta pra terra (leia Gênesis 3:19) e fôlego de vida volta pra Deus (leia Eclesiastes 12:7). A teoria de que quando homem morre sai uma alma dele é falsa e não tem base bíblica pois a Bíblia defende que quando o Homem morre, ele simplesmente deixa de existir e a própria palavra de Deus compara a morte como se fosse um sono (leia João 11:11-14). Querido! quem morre deixa literalmente de existir e isto significa que não vai nem para o inferno e nem para o céu pois isto só será decidido no Juízo final quando Cristo vir para "dar a cada um segundo sua obra" (Mateus 16:27)





Pergunta: A parábola do rico e o Lázaro é claro ao mostrar que depois da morte nosso destino é o céu ou o inferno. Como podes alegar que não será dessa forma?



Resposta: Amigo X, para entrarmos neste assunto precisamos entender o significado de parábola.  

O dicionário define parábola como: espécie de alegoria, ou comparação de objetos remotamente relacionados, contendo geralmente preceito ou doutrina moral.

No entanto não podemos considerar a parábola como literal e sim como um assunto metafórico que nos leva a tirar uma lição de vida. Por isso não podemos nos apegar na parábola do rico e Lázaro para defender a doutrina da imortalidade da alma. 
Agora a pergunta que fica é: Qual a lição que podemos tirar na parábola do rico e Lázaro? 
Respondendo essa pergunta, a lição tirada é: Devemos tratar as pessoas com misericórdia pois com a medida que tratamos os outros assim também seremos tratados no juízo (leia Tiago 2:13) e que nesta vida não existe segunda oportunidade (Hebreus 9:25)


Pergunta: Se Moisés já era morto como ele apareceu de novo à Jesus?


Resposta: É simples responder isto com base na bíblia. A palavra de Deus diz claramente que Moisés morreu (leia Deuteronômio 34:1-5) mas também diz algo que é bastante importante notarmos: "Ninguém sabe até hoje o lugar de sua sepultura" (Deuteronômio 34:6). Isto significa que sua sepultura foi "ocultada" e se foi ocultada, algo ali aconteceu. No livro de Judas 1:9 diz que Jesus (arcanjo Miguel) disputava o corpo de Moisés com satanás ou seja o arcanjo Miguel ressuscitou a Moisés e ele foi para o céu. 
Quanto à Elias, ele não chegou de morrer mas Deus o levou num carro de fogo ao céu (Leia II Reis 2:9-11). 
Então Elias e Moisés estão no céu e aqueles que apareceram a Jesus eram eles mesmos. Outro que também está no céu é Henoc (leia Gênesis 5:23-24 e Hebreus 11:5)


2 comments

Click here for comments
3 de dezembro de 2015 às 06:22 ×

Olá, meus parabéns pelo Blog, fiquei nteressado pelo conteúdo e pela maneira como divulagam o conteúdo, só está a ser dificil fazer o Download, por favor este link oferece mais facilidade de upload para o download
http://crazyseawolf.blogspot.com.br/2014/03/como-colocar-arquivos-para-download-no.html

Reply
avatar
20 de maio de 2020 às 06:24 ×

Muito obrigada pela força.
Estaremos resolvendo essa questão.

Reply
avatar