Reforma de saúde e Romanos 14

Em Romanos no capítulo 14, Paulo quase que trata da mesma questão discutida em Coríntios 10:23-33 sobre a alimentação. Mas existe uma certa distinção pois enquanto que em Coríntios Paulo trata simplesmente da carne, em Romanos ele trata dos dois grupos espirituais - os que comiam carne e os que não comiam carne e só legumes. Antigamente como já sabes amor,  existia muita idolatria e Roma era quase que campeã em ter vários deuses e por essa razão o contexto leva a crer que os que não comiam carne - os chamados por Paulo de débil (verso 1), só não comiam com desconfiança de tal carne ser sacrificada a ídolo e não porque eles eram puramente vegetarianos. Paulo como vimos em Coríntios, ensinou que deve-se comprar a carne sem peso de consciência, isto é, sem perguntar (leia I Coríntios 10:25) pois Paulo cria (e isso é o certo) que ídolo não é nada (I Coríntios 10:19). Em Romanos 14 Paulo chama débil (ou fraco) na fé os que comem legumes pois sua fé é tão fraca que pensam que comer algo sacrificado a ídolo é participar da idolatria. Ao contrário que muitos pensam, Paulo em Romanos não está condenando o vegetarianismo ele está apenas tratando de questões da igreja que atrapalham a comunhão com os irmãos (na época). Por essa razão ele aconselhou "O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu." (Verso 3) em outras palavras Paulo está dizendo "ninguém se mete com o outro porque come ou porque não come carne".
Vale lembrar também que a questão não tem nada haver com carnes imundas e sim (como já disse à cima) com carne sacrificada. E por outra, esta era verdade presente para aquele tempo (podia se comer carne) porém o Senhor nos apresentou outra verdade presente em nosso tempo (abster - se da carne) e como texto para reflexão, deixarei pra você um trecho de Ellen White:
"A reforma de saúde deve realizar uma obra entre o nosso povo que ela ainda não realizou. Há os que devem estar atentos para o perigo de comer carne, pois ainda estão ingerindo a carne de animais, arriscando assim a saúde física, mental e espiritual. Muitos que agora estão apenas meio convertidos no tocante à questão de comer carne, se afastarão do povo de Deus para não mais andar com eles" (Eventos finais pág 82)
Artigo seguinte
« Artigo anterior
Artigo anterior
Artigo seguinte »