O Trono de Deus, 1844 e a purificação

Certo dia alguém escreveu pra mim dizendo: "Alguém na igreja disse que a nossa interpretação de que Jesus entrou no lugar Santíssimo do santuário celestial em 1844 no dia 22 de Outubro é errada. Ele alega isso, tendo como base o que aconteceu na morte de Estêvão- a visão de Jesus em pé a destra do Pai (ATOS 7:56). Também ele usa Hebreus 1:3 dizendo que assim que Jesus ascendeu aos céus, fez a purificação dos pecados e se sentou a destra do Pai."

Na verdade esta pergunta surge muito no nosso seio congregacional. Então vamos à resposta: 
"Vi um trono, e assentados nele estavam o Pai e o Filho. Contemplei o semblante de Jesus e admirei Sua adorável pessoa. Não pude contemplar a pessoa do Pai, pois uma nuvem de gloriosa luz O cobria." (Primeiros Escritos, pág 54)- Nesta citação a Irmã White vê Jesus no trono com o Pai no lugar santo o que confirma Hebreus 1:3 e 13. Jesus ao ascender ao céu, lhe foi concedido a sentar no trono com Seu Pai ou seja, ao ascender nos céus mesmo estando no lugar santo, Ele já estava no trono com Seu Pai (Leia o Capítulo 10 do Primeiros Escritos). Em Apocalipse 4 João tem uma visão do lugar santo e no capítulo 5 do mesmo livro, ele vê no lugar santo o Cordeiro de Deus indo ao encontro daquele que estava assentado sobre o trono e tomou o livro q estava a destra dEle (verso 1 e 6-7). Repare que o livro estava a destra do Pai e o Cordeiro ao tirar o livro,
tinha que estar a destra do Pai. Aqui temos mais uma confirmação que quando Jesus ascendeu ao céu Ele ficou a destra do Pai sentado com Ele no Seu trono. Mas agora, o facto de Jesus estar a destra do Pai ou se sentar no trono com o Pai quando ascende ao céu tira a validade que ele entrou no santíssimo em 22 de Outubro de 1844? Claro que não! Devemos entender que a ministração no santuário também inclui o lugar santo ou seja Jesus ao ascender ao céu ele estava ministrando no lugar santo a favor nosso mas não fazendo a purificação do santuário pois isso faz-se no lugar santíssimo (leia Levítico 16-Tipologia). No entanto, isto aconteceu segundo Daniel 8:14 no fim das 2300 tardes e manhãs que foi no dia 22 de Outubro de 1844. Mas agora fica a pergunta: será que o trono de Deus move-se? Claro que sim. Quando Jesus ascendeu aos céus Ele se sentou no trono com Seu Pai no lugar santo o que significa que o trono não estava no santo dos santos mas estava no lugar santo. Se entendermos isso, então não haverá complicações pois muitos pensão que o facto de Hebreus citar que Jesus se assentou na destra do Pai, então Ele já estava no lugar santíssimo porque o trono está no santíssimo. Porém, essa ideia é errônea. Em Apocalipse 4 e 5 o trono está no lugar santo pois João faz referência ao incenso (verso 8 do capítulo 5). A profetisa E. G White também diz que o trono do Pai moveu-se do santo para o santíssimo pois lemos: " Vi o Pai erguer-Se do trono e num flamejante carro entrar no santo dos santos para dentro do véu, e assentar-Se. Então Jesus Se levantou do trono e a maior parte dos que estavam curvados ergueram-se com Ele." (Primeiros Escritos, pág 55).

Repare que o Pai se levanta do trono que tem rodas e por isso o trono move-se e vai para o lugar santíssimo e Jesus também levanta-se e vai no santíssimo. Isto que a profetisa vê também é confirmado em Daniel 7:9-14. Repare que Daniel vê isso na época do governo do último animal o que deixa claro que Jesus entraria no santíssimo numa época em que Roma Papal é quem estava no poder e não Roma imperial pois se dissermos que Jesus entrou no santíssimo quando Ele ascendeu aos seus, nesta época quem reinava era Roma Imperial e estaríamos em contradição com a própria bíblia em Daniel 7:9-14. Assim, enquanto que João descreve a entrada de Jesus ao lugar santo em Apocalipse 5, Daniel descreve a entrada de Jesus no lugar santíssimo em Daniel 7. O trono de Deus é movível por isso se moveu do santo para o santíssimo e Jesus quando ascendeu ao céu entrou no lugar santo e não no santíssimo e quanto a purificação, devemos entender que existem duas: Do pecador e do santuário.
A purificação do santuário já discutimos nos parágrafos acima e acerca da purificação do pecador, essa acontece tão logo somos justificados pela fé que há em Cristo quando confessamos nossos pecados e essa purificação Jesus faz desde que se tornou nosso Salvador e Mediador ou seja, desde o lugar santo. No entanto é disso que Hebreus 1:3 (leia também Isaías 53:5 e I João 1:8 e 9) fala.


Veja este vídeo:


Artigo seguinte
« Artigo anterior
Artigo anterior
Artigo seguinte »