Livros que eu li. Parte I



Já  faz algum tempo em que não tinha prazer nenhum em ler qualquer livro independentemente do conteúdo que portava. 

A leitura me parecia aborrecida super chata, devido ao vício por TV que eu nutria. Estava com os meus 15 anos e recebi um super presente que na época não soube aproveitar pois estava muito interessada em assistir programas de TV que falavam sobre o evolucionismo, tal presente foi o livro SÓ PARA JOVENS.

Como para a maior parte dos viciados em TV a leitura não produz a mesma quantidade de hormônios do prazer, mas mesmo assim eu li. E tudo começou não com os meus 15 anos mas um ano depois.

Só para jovens é um livro de Ellen White, cujo conteúdo é 100% voltado para a camada jovem, nos ensina sobre temas diversos, aqui vai uma apresentação básica sobre esse livro 👇


Só para Jovens é uma seleção de seis seções do livro  Mensagens aos Jovens , nas quais Ellen G. White oferece instruções mais específicas para os jovens: 9, 12, 13, 14, 15 e 8.
A linguagem foi atualizada para tornar o texto mais agradável e de melhor compreensão. O pronome de tratamento é a terceira pessoa, já que a segunda pessoa do plural se acha praticamente em desuso no Brasil.
Para combinar com este tratamento, foi utilizada uma versão bíblica moderna: A Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
No final foi acrescentado um Guia de Estudos para que o livro também possa ser utilizado como base para diálogos e estudos em pequenos grupos de jovens.
Se você é jovem, na idade ou no espírito, este livro é para você. PH 3.1 - PH 3.5

Ao ler esse livro algumas coisas mudaram.

Minha visão sobre os conteúdos que passam na TV, seu impacto nas escolhas conscientes e inconscientes que faço e principalmente na minha comunhão com Deus foram vistos por outro prisma.


Algo que não contei, eu já era baptizada aos 14 anos e a rotina de buscar a Deus em primeiro lugar não me atraía pois a Bíblia conflituava com a maior parte dos supostos valores que a TV me passava.


Se calhar você se pergunte:

O que mudou?

Será que do nada começaste a amar a leitura?

Como era a tua vida académica?

Não lias os conteúdos escolares?

Foi só o livro só para jovens, ou ainda tiveste contacto com outros conteúdos que te impulsionaram a ter uma visão diferente sobre o mundo dos livros?


Calma 🙂 essas questões serão respondidas ao longo da nossa série, meu objetivo hoje é levar você a reflectir no seguinte 👇 :



Educação nada mais é do que um preparo das faculdades físicas, intelectuais e espirituais para o melhor cumprimento de todos os deveres da vida. A capacidade de resistência e a força e atividade do cérebro são diminuídas ou aumentadas pela maneira como são empregadas. A mente deve ser disciplinada de modo que todas as suas faculdades sejam simetricamente desenvolvidas. PH 10.1

O que isso quer dizer Cecília?
Não vou responder com as minhas palavras, mas desejo que a autora do texto acima citado se explique 👇


Muitos jovens são ávidos pela leitura de livros. Desejam ler tudo que encontram pela frente. Eles devem ter cuidado com o que lêem, bem como com o que ouvem. Fui instruída de que eles se encontram em maior perigo de ser influenciados pela leitura imprópria. Satanás tem mil maneiras de perturbar a mente dos jovens. Não podem seguramente estar distraídos nenhum momento sequer. Devem proteger a mente, para que não sejam seduzidos pelas tentações do inimigo. PH 10.2


É possível começar a ter prazer na leitura?


A Bíblia no livro de Mateus 19 diz: E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. PCF — Mateus 19:26

Ainda quero convidar você a ler comigo um belo texto que está no livro de Lucas 1:37
Porque para Deus nada é impossível. 

Então? Ainda tens dúvidas? Paulo escreveu algo para você.
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. PCF — Filipenses 2:13

Podia escrever mais, mas esses versos demostram que o poder do Espírito Santo é suficiente para nos modificar os gostos.


Convido você para o próximo artigo, acredito que Deus vai operar o teu gosto para que a leitura faça parte da tua vida.



Por: Cecília Luís



Newest
Artigo anterior
Artigo seguinte »