DE TUDO QUE SE TEM OUVIDO, A SUMA É…

BAIXE O PDF DESTE ARTIGO AQUI

Recentemente estava estudando acerca de o por que a bíblia foi escrita. Em II Timóteo 3:16 à 17 lemos: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Paulo é bastante claro ao explicar a razão pelo qual a bíblia existe, e aliás no mundo em que vivemos será que não há necessidade de tal livro? Na bíblia recebemos instruções acerca do verdadeiro ensino, da verdadeira justiça e o mais importante, acerca do verdadeiro Deus.
Mas se por acaso pedissem-nos para resumir esta livraria composta por 66 livros, o que faríamos ou diríamos?
Acredito que não é tão difícil responder essa pergunta quando estamos familiarizados com a leitura bíblica e se não for seu caso, aconselho a começar hoje mesmo porque não é perca de tempo ler este maravilhoso livro. Mas antes de responder a pergunta que tal analisarmos mais alguns textos que falam sobre o que foi escrito?
Em Romanos 14:23 lemos o seguinte: Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Repare que mais uma vez Paulo coloca a palavra ensino como base de toda frase. Isto significa particularmente que quando temos um ensino que não é baseado na palavra de Deus, de certa forma este ensino é corrupto e trará corrupção a todos quanto são influenciados por tal educação. Mas Paulo em Romanos também enfatiza a esperança que é recebida por cada indivíduo quando se torna um leitor da bíblia.
A palavra de Deus seria sem sentido se não apresentasse esperança pois no mundo em que vivemos, falar de esperança é uma prioridade e na bíblia não há alguma outra esperança se não Jesus pois Ele veio para trazer esperança de vida e paz para todo que nEle crê (João 3:16). Paulo mais uma vez em I Coríntios 10:11 falando sobre o que está escrito, ele diz: ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem são chegados os fins dos séculos.
Normalmente aviso e ensino são palavras que quando buscamos o significado delas, são notados com objetivos similares, ou seja nós ensinamos e avisamos para que as pessoas evitem cometer erros. Paulo diz que o que foi escrito foi escrito para nosso ensino e de facto é isto mesmo. 
Muitos, quando olham para as cenas de juízos escritas na bíblia, não percebem que os erros dos Israelitas os levaram a tais juízos e que isto deveria os ensinar a não cometer os mesmos erros cometidos pelos tais pois de certa forma traria juízo para o leitor. Usar a desculpa de ter várias mulheres porque Salomão teve e consumir bebidas alcoólicas porque Noé consumiu é ignorar o que foi escrito para o aviso nosso. 
A bíblia não oculta os erros dos patriarcas ou dos profetas e na realidade isso se deve ao facto de alertar ao homem a não cometer o mesmo erro os quais eles cometeram. Por isso, o que está escrito, está escrito para aviso nosso.
Devemos ter em mente que quando Paulo estava escrevendo estas cartas ele estava considerando o antigo testamento e acreditamos que do mesmo modo se aplica ao novo testamento porque Deus inspirou os apóstolos da mesma forma que os profetas. 
Voltando à nossa pergunta, sobre em que a bíblia se resume, Jesus tem uma resposta para nós. Quando um intérprete da lei perguntou a Jesus acerca do grande mandamento, Jesus respondeu: amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Repare que Jesus não só respondeu a pergunta deste fariseu mas foi no mais profundo em sua resposta pois Ele disse destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Dizendo isto, Jesus está dando o resumo não só da lei mas da bíblia em si e isto faz todo sentido pois a base da bíblia é a observância da lei de Deus e o temor a Ele. É para isso que existe a bíblia: para os levar de volta as origens- onde nossos pais (Adão e Eva) nunca deveriam ter saído. Em Eclesiastes 12:13, Salomão diz a mesma coisa que Jesus mas em outras palavras pois nós lemos: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”.

Não existe mistério na palavra de Deus e com certeza ela foi escrita porque existe um Deus de amor que está interessado em nossa salvação por isso aceite Jesus, teme a Deus e guarde seus mandamentos.  

Veja o estudo bíblico:


Artigo seguinte
« Artigo anterior
Artigo anterior
Artigo seguinte »