Expulso da igreja.

Lições espirituais: João 9.


Em João 9 acontece a cura de um cego de nascença porém o episódio desse capítulo teve um objetivo espiritual e não físico. Cegueira na bíblia geralmente é comparado a inocência sobre as coisas espirituais por causa da nossa comunhão com o mundo (leia João 12:40 e II Coríntios 4:4). Embora interpretação não é no sentido geral, cegueira espiritual será sempre conectado a rejeição de Cristo. Neste capítulo o cego é curado por Cristo de uma maneira meio que diferente- depois de colocar lodo em seus olhos, Jesus disse “vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado)” e ele “foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo” (João 9: 7). Água na bíblia é muitas vezes um símbolo do Espírito Santo (leia João 7:38 e 39) o que significa que só deixaremos de ser cegos espirituais permitindo o trabalho de Jesus através do Espírito Santo em nós. Porém a história não termina por ai. Depois de ser curado muita gente testificou da obra feita neste homem porque imagino eu que ele queria mostrar a todo mundo que ele estava vendo. Da mesma forma, quando o Espírito Santo trabalha em nós, não ficamos parados, pelo contrário, nós queremos testemunhar da obra feita em nós.
Infelizmente nem todo mundo estava feliz pelo facto de que este homem deixou de ser cego pelo que foi levado aos fariseus “líderes da igreja” para explicar a razão de por que ele estava vendo. Houve uma controvérsia entre os fariseus e parte do povo que ali se encontrava ao que os pais deste jovem foram chamados e pela influência e ameaça dos mesmos líderes foram obrigados a negar que foi Jesus que transformou a vida de seu filho, se não seriam expulsos (eliminados da igreja). O jovem não podia negar Jesus porque ele sabia que ninguém tem poder de transformar a vida desse jeito se não for de Deus. Por causa disto, este homem foi expulso da igreja. As palavras dos fariseus foram: “tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós?” E expulsaram-no.
Que grande lição: Quando recebemos algo de Cristo através do Santo Espírito não podemos nos calar e sim pregar sobre o que Ele tem colocado em nossos corações. Nem todos irão apreciar por que pregamos aos outros sobre Jesus e podemos ser levados até as nossas igrejas locais pra responder o por que pregamos tal coisa. Caso negarmos o que pregamos então seremos “livres de ser eliminados” mas se continuarmos dizendo que é verdade o que pregamos, seremos eliminados tal como este cego foi. Mas não temamos pois embora somos negados pelos homens Jesus nos recebe em seus braços pois todo doente quando é curado sabe onde está a cura porém os que se acham são, não sabem e nem conhecem sobre a cura.


Para reflexão: Leia João 9 e tenta tirar lições que podem se aplicar a nossa realidade.
Artigo seguinte
« Artigo anterior
Artigo anterior
Artigo seguinte »