O DOM PROFÉTICO E O MINISTÉRIO DE ELLEN G WHITE PT 4



Nota: esta é a continuação da parte 3 da série a essência do Adventista e a parte 4 do tema O DOM PROFÉTICO E O MINISTÉRIO DE ELLEN G WHITE 

Tem EGW autoridade meramente devocional ou doutrinária também?
Apocalipse19:10. "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia."
Apocalipse 22:8-9. "E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.9. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."
É uma triste notícia...
Desde 1957, fruto da republicação de Questões Sobre Doutrinas (QSD)- um livro cujo objetivo principal era impedir que os ASD'S fossem taxados como "ceita" vários pontos importantes para nossa identificação foram passados com opiniões particulares que em nada representavam o parecer do fundamento da nossa fé.
E por consequência, o que EGW escreveu a respeito de tais pontos doutrinários e as porções apresentadas em QSD deixou entre muitos pastores,  professores e leigos a impressão de que EGW a profeta do Senhor era indecisa, o que acentua cada vez mais a opinião de que seus escritos têm carácter meramente devocionais. Convido-o a ler os livros que seram disponibilizados no final desta série.
Voltemos a nossa questão.
Nada melhor que definir nossas bases.
Doutrina - é o conjunto de princípios básicos,  fundamentais, de um sistema religioso.
Devocional - adjetivo de devoção,  expressa admiração por algo ou alguma coisa,  apreciação ou estima.

A questão que lhe coloco é: 
São os escritos de João, profeta do Senhor, considerados como meramente devocionais?
Acredito não nos restarem dúvidas à respeito do grau de inspiração, e espero pela graça de Deus que o termo "Luz menor" também foi entendido.
Quero lhe convidar a prestar atenção nas declarações de EGW,  visto que ninguém mais pode responder esssa questão.
1º Quando, em seu estudo, chegavam a ponto de dizerem: "Nada mais podemos fazer", o Espírito do Senhor vinha sobre mim, e eu era arrebatada em visão, e era-me dada uma clara explanação das passagens que estivéramos estudando, com instruções quanto à maneira em que devíamos trabalhar e ensinar eficientemente. Assim nos foi proporcionada luz que nos ajudou a compreender as passagens acerca de Cristo, Sua missão e sacerdócio. Foi-me tornada clara uma cadeia de verdades que se estendia daquele tempo até ao tempo em que entraremos na cidade de Deus, e transmiti aos outros as instruções que o Senhor me dera." ME1 206.4
Um momento...
Sacerdócio de Cristo,  Passagens acerca de Cristo?
Algo me diz que EGW está falando de doutrinas advogadas pelos ASD'S, mas continuemos ouvindo o que a profeta do Senhor diz...
2º "O Senhor me mostrou em visão há mais de um ano, que o irmão Crosier tinha a verdadeira luz sobre a purificação do Santuário,  etc. , e que era de Sua vontade queo irmão Crosier escrevesse a visão que nos apresentou no periódico Day Star Extra,  de 7 de Fevereiro de 1846. Sinto-me inteiramente autorizada pelo Senhor para recomendaresse periódico a cada santo." A Word to the little flock pág 12.

Acredito que nestes momentos cada um 1.nutria uma opinião,  2.defendia uma posição no tocante ao santuário,  o serviço Sacerdotal de Cristo, ou ainda textos que falam sobre assuntos relacionados a Cristologia, mas quando o Senhor falava por meio de sua serva tudo se esclarecia.
Leia essa a citação de Ellen G. White usada como referência no livro "O destino do adventismo" clicando aqui para baixar
Por hoje fico muito agradecida pela honestidade da irmã EGW mais uma vez...
Aspectos doutrinários antes de serem tomados como genuínos existe a necessidade de uma confirmação dos testemunhos pois lemos no livro de Isaías 8:20 "a lei e ao testemunho..."
Continuaremos analisando a história das nossas primeiras reuniões da Conferência Geral.
Oremos por favor!
Nossas ideologias nos têm impedido de cumprir nossa missão e usar as armas disponíveis para essa guerra.
A Lei e ao Testemunho.
Lembre-se de que Deus deseja purificar os nossos corações e torná-los totalmente obedientes à Ele.




Por: Cecília Luís
Artigo seguinte
« Artigo anterior
Artigo anterior
Artigo seguinte »