O DOM PROFÉTICO E O MINISTÉRIO DE ELLEN G WHITE PT 5



A importância do dom profético manifestado em EGW   em nossas primeiras reuniões da Conferência Geral.

"Nossa primeira assembeleia ocorreu em Volney, no celeiro do irmão Arnold.
Havia cerca de 35 irmãos presentes, todos os que podiam ser reunidos naquela parte do estado. Dificilmente havia dois em acordo. Cada um estava irredutível em seus pontos de vista, declarando que estavam de acordo com a bíblia... O irmão Arnold defendia que os mil anos de Apocalipse 20 estavam no passado e que os 144 mil são aqueles que ressuscitaram na ocasião da ressurreição de Cristo... Diante do emblema de morte do nosso Salvador, prestes a celebrarmos o Seu sofrimento, o irmão Arnold se levantou e disse que não tinha fé alguma no que estávamos a realizar e que a Santa Ceia era uma continuação da Páscoa, a ser observada, porém, uma vez ao ano. Essas estranha diferenças de opiniões causaram um enorme peso sobre mim, especialmente no momento em que o irmão Arnold falou dos mil anos como estando no passado. Sabia que ele estava errado e grande pesar pressionou o meu espírito... A luz do céu repousou sobre mim. Logo perdi a noção das coisas terrenas. Meu anjo acompanhante apresentou-me alguns dos erros dos irmão presentes, como também a verdade em contrate com o erro. 
Apresentou-me que as ideias discordantes, que eles alegavam estar em harmonia com as suas opiniões a respeito da bíblia e que seus erros deviam ser entregues. Eles deveriam unir-se sob a messagem do terceiro anjo. Nossa reunião terminou vitoriosamente. A verdade triunfou" (spiritual gifts, v. 2, p. 97-99)


Repare no seguinte:
"Que ninguém busque derribar os fundamentos de nossa fé  -  os fundamentos que, mediante estudo da Palavra feito com oração, e por meio da revelação, foram postos no princípio de nossa obra."  OE 307.1
Antes de continuar quero fazer-lhe notar o significado dessa palavrinha importante.

Fundamento
O que é fundamento?
Fundamento é a base e o princípio de algo, as regras ou leis primordiais que regulam determinada coisa.
E repare que nessa nota de OE nos é dito que as bases de nossa fé foram dadas mediante estudo incansável da Palavra , oração e Revelação.

Acredito que a questão se EGW tem autoridade doutrinária ou meramente devocional fica bem esclarecida,  não teríamos claridade nesta noite se a nossa lua (Luz menor) não contribui-se no estabelecimento das estacas que limitam e diferenciam nossa propriedade das demais. Veja o primeiro artigo da série A essência do Adventismo.

Note que não estou lhe dando uma informação pronta,  estou lhe convidando para maior exame de documentos e declarações da IASD,   oro para que essas notas e a breve exposição despertem a vontade de cavar mais fundo.
Leia a seguinte parábola do tesouro escondido, examine à Luz da Bíblia qual tem sido seu proceder: 
"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo"  Mateus 13:44
Lembre que tanto para assuntos devocionais ou doutrinários o que realmente está em causa é se Deus fala por meio desse profeta e se Deus realmente fala, Ele fala sobre qualquer assunto que julgar necessário,  não importa se é devocional,  doutrinário,  aconselhamento ou instruções, importa ouvir e não desprezar Sua voz.
Fique com o seguinte pensamento deixado por ela quando duvidavam de seus escritos.
" Nenhuma frase herética -  Estou agora examinando meus diários e as cópias de cartas escritas diversos anos atrás. ... Tenho um material mui precioso para ser reproduzido e colocado diante do povo em forma de testemunho. Enquanto eu for capaz de realizar esta obra, as pessoas devem ter algo para recordar a história passada, a fim de que vejam que há uma corrente de verdade retilínea, sem uma só frase herética, naquilo que escrevi". -  Carta 329, 1905 citado em ME3 52.


Lembre que Deus deseja purificar nossos corações e torná -los totalmente obedientes à Ele.

Para maiores esclarecimentos Leia Obreiros Evangélicos pág.302.


Por Cecília Luís
Artigo seguinte
« Artigo anterior
Artigo anterior
Artigo seguinte »