DEUS CONOSCO LIÇÃO II: O nascimento de Cristo e o Seu Nome





Nota: esta é a parte 2 da série Deus connosco para ler a part 1, clique aqui.

Todo o Céu, bem como os não caídos mundos,  foram testemunhas do conflito.
Ao ler essa série cinvido-lhe a  colocar de parte seus conceitos passados.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. — Gênesis 3:15
Começa a proclamação de uma promessa,  o mal que agora começará tinha seus dias contados. 

Isaque e Jesus, Abraão e o Pai perfeita tipologia
DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão, ... Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.4. E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Gênesis 15:1,3-4.
Um presente dado cuja existência foi pedida pelo doador para ser colocada em extinção.  ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.2. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas. Gênesis 22:1-2, na história de Abraão e Isaque aprendemos que nunca será fácil um pai desfazer-se de seu filho, Seu unigênito Filho.
Poderia Deus dar-nos prova maior de Seu amor do que em assim entregar Seu Filho para passar por tal cena de sofrimento? E como o dom de Deus ao ser humano foi gratuito e Seu amor sem fim, assim também Suas reivindicações sobre nossa confiança, nossa obediência, todo o nosso coração e a riqueza de nossas afeições são correspondentemente infinitos. Conselhos para Igreja pág 191.2


Ninguém, entre os ouvintes, nem mesmo o que as proferira, discerniu a importância dessas palavras: "O Cordeiro de Deus". Sobre o monte Moriá, ouvira Abraão a pergunta do filho: "Meu pai! onde está o cordeiro para o holocausto?" O pai respondera: "Deus proverá para Si o cordeiro para o holocausto, meu filho". Gênesis 22:7, 8. E no cordeiro divinamente provido em lugar de Isaque, Abraão viu um símbolo dAquele que havia de morrer pelos pecados dos homens. Por intermédio de Isaías, o Espírito Santo, servindo-Se dessa ilustração, profetizou do Salvador: "Como um cordeiro foi levado ao matadouro", "o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos" (Isaías 53:7, 6); mas o povo de Israel não compreendera a lição. Muitos deles consideravam as ofertas sacrificais muito semelhantes à maneira por que os gentios olhavam a seus sacrifícios  -  como dádivas pelas quais tornavam propícia a Divindade. Deus desejava ensinar-lhes que de Seu próprio amor provinha a dádiva que os reconciliava com Ele. DTN 68.4



Predições sobre o nascimento de Jesus
Leia os seguintes textos do livro do profeta Isaías.
Isaías 7:14; 9:1-2,6-7; 11:1-5; 40:1-8; 42:1-9; 52:13-15; 53:1-12 esses são alguns dos muitos textos que fazem menção do nascimento de Jesus o Messias,  Leão da tribo de Judá  (Gênesis 48:8-12), Príncipe da Paz, Rei da Glória, Emanuel...

O que significa o nome de Jesus?
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7:14
23. Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23
O nome de Jesus trás um grande conforto ao coração humano actualmente  como no passado a pedido da construção de um Santuário terrestre trouxe paz ao coração dos israelitas ' Êxodo25:8', em Jesus a humanidade teve o privilégio de ver a Divindade vivendo no meio dela,  'como ela'...
O brilho do "conhecimento da glória de Deus" vê-se "na face de Jesus Cristo". Desde os dias da eternidade o Senhor Jesus Cristo era um com o Pai; era "a imagem de Deus", a imagem de Sua grandeza e majestade, "o resplendor de Sua glória". Foi para manifestar essa glória que Ele veio ao mundo. Veio à Terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de Deus, para ser "Deus conosco" DTN 9.1

O Rei da Glória muito Se humilhou ao revestir-Se da humanidade. Rude e ingrato foi o Seu ambiente terrestre. Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-Se a toda exibição  exterior  - DTN 23
Jesus teve a missão de ferir a serpente na cabeça, mostrar para nós e os mundos não caídos que A Divindade é Justa, Santa, Fiel e Boa. (Leia Romanos 3:4)

Não o quero cansar...
Mantenha-se atento...
No próximo artigo veremos textos que fazem menção sobre a morte de Jesus,  e vamos falar sobre um dos maiores problemas atualmente no Cristianismo... Natureza humana de Cristo e as consequências de um conceito equivocado.
Até lá não esqueça:
“Jesus teve a idade de vocês. As circunstâncias e os pensamentos que vocês têm nesse período de vida, Jesus também os teve. Ele não pode passálos por alto nessa fase crítica. Cristo compreende os riscos que os envolvem. Ele está relacionado com as tentações de vocês.” Manuscript Releases, vol. 4, pág. 235.


Por Cecília Luís
Artigo seguinte
« Artigo anterior
Artigo anterior
Artigo seguinte »